Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

Notícias

Roda de Conversa NCE com Marcos Borges

Na próxima quarta-feira, dia 9 de novembro, às 10:30h, o NCE recebe o professor e pesquisador Marcos Roberto da Silva Borges, para falar sobre "A Computação e a Multidisciplinaridade: desafios e oportunidades".

O encontro acontecerá no Anfiteatro Maria Irene Melo. Participem!

Adeus a Amauri Marques da Cunha.

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento em 20 de setembro de 2022 do Professor Amauri Marques da Cunha, um dos pioneiros do Núcleo de Computação Eletrônica (atualmente Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Amauri fez sua graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970) e o doutorado em Docteur Ingénieur en Systèmes Informatiques pela Université Pierre et Marie Curie (1985).

Foi Analista de Sistemas do NCE/UFRJ, ministrou disciplinas no curso de Informática da UFRJ e era um incansável incentivador de atividades que visavam o empreendedorismo e a inovação.

Completaria 75 anos (1947 - 2022) dia 2 de outubro, quando teria que se aposentar oficialmente da UFRJ, depois de 50 anos de dedicação a esta Instituição!

Trabalhou para SBC em diversas frentes, entre elas, participando de comissões organizadoras de eventos.

Em seu livro "Construindo o Futuro através da Educação - do Fortran à Internet", Tércio Pacitti cita explicitamente Amauri:

"De 69 a 74, a equipe do NCE tinha sido engrossada por muitos outros jovens que, salvo lapso de memória, agora recordo: José Fábio Marinho de Araújo, Newton Faller, Pedro Salenbauch, Amauri Marques da Cunha, Manuel Pedro Frota Moreira Filho, Miguel Jonathan, Milton Bezerra, Hélio Salles, Vera L. Costa (página 204)."

Na página 205, temos mais:

"Além disso, menciono a correção dos vestibulares unificados para toda a área do Grande Rio, organizado pela Cesgranrio. Na área de computação administrativa, trabalhavam, entre outros, Marcos Borges, Pedro Manoel da Silveira, Laerte G. da Silveira, Amauri Marques da Cunha, Jayme Luiz Szwarcfiter e Luiz Couceiro."

Grandes nomes da Sociedade Brasileira de Computação aparecem ao lado do nome de Amauri! Um time de excelência que ajudou a construir nossa Sociedade desde os seus primórdios.

"O HOMEM É ETERNO QUANDO SUA MEMÓRIA PERMANECE".

Congresso Scientiarum Historia 2022

Congresso Scientiarum Historia


15 de 16 a 19 de novembro de 2022
remoto com encerramento presencial.
Submissão de trabalhos até 15/10/22


Inscreva-se! Participe clicando aqui.

 

Identidade visual: Lux (Lucia Helena Ramos de Souza) • Estúdio PV

Divulgação de novo livro Prof. Igor Valentim

O docente do NCE, professor Igor Valentim, é um dos organizadores do livro “Desafios e estratégias na Pós-Graduação: uma conversa necessária”, que pode se acessado de forma gratuita, através do link: https://www.zenodo.org/record/6827623. O livro é fruto do encontro, em 2021, de um grupo de estudantes, professores e professoras que se reuniu para refletir sobre os desafios que perpassam o ambiente acadêmico e as estratégias mobilizadas para enfrentá-los. Medos, frustrações, desistências, doenças físicas e psíquicas, assuntos pouco evidenciados no ambiente das pós-graduações, foram abordados, assim como as estratégias construídas para lidar com eles. Quem está disposto a falar sobre dores e temas polêmicos e propor alternativas para superar o que foi experienciado?

Para obter o livro impresso: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br

Sobre o encontro que deu origem ao livro: https://www.youtube.com/watch?v=eLG-RiVxDe8

NCE de Portas Abertas

O NCE DE PORTAS ABERTAS está se aproximando! De 27 a 29 de setembro o Instituto Tércio Pacitti vai comemorar seus 55 anos e apresentar seus projetos e pesquisas.

 

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 27/09, às 10h. Ela abre uma programação de rodas de conversa sobre Ética na Tecnologia; Inovação em Tecnologia; Tecnologia Assistiva e Relatos da Microeletrônica no NCE. Além disso, durante os três dias, haverá instalações ao longo do corredor de entrada, os laboratórios abertos, onde os pesquisadores e seus grupos apresentarão seus trabalhos.

 

Convidamos toda a comunidade da UFRJ a participar do evento. Sua presença neste momento de celebração é muito importante!

 

A programação do NCE DE PORTAS ABERTAS segue abaixo. Quer entrar em contato com a comissão organizadora? Envie mensagem para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.