Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

Destaques

Workshop transformação ágil para site

 O grupo de pesquisa ComplexSis ofereceu para 29 profissionais do Parque Tecnológico da UFRJ o Workshop Transformação Ágil para entrega de Valor nas Organizações.

O grupo, formado por: Angélica Dias (Pesquisadora Instituto Tércio Pacitti-NCE), Juliana França (Profa UFRRJ), Claudio Barizon (BizÁgility) e Alex Salino (Fundador Liga Ágil e Petrus – Liga Ágil), tem por objetivo investigar estratégias para estimular a colaboração sobre o desenvolvimento e o uso de tecnologias da informação, promovendo reflexões e novas práticas em pesquisadores, empresas, especialistas em tecnologia da informação e governo.

As áreas de pesquisa envolvidas são: Transformação Digital; Métodos Ágeis; Sistemas Colaborativos; Social Computing; Crises e Emergência; Tecnologias Acessíveis; Data Literacy; Economia Circular Computacional (ODS, Agenda 2030)e Pensamento Computacional.

Realização: CCMN/NCE/UFRJ

Conecta UFRJ

O Conecta UFRJ é uma plataforma digital que apresenta para a sociedade o trabalho de todos os pesquisadores da Universidade. Foi desenvolvida pelo LabNet/NCE/UFRJ, coordenado pelo professor Claudio Miceli de Farias, em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

O sistema vai facilitar o mapeamento das competências da Universidade em áreas de pesquisa científica e tecnológica, identificando especialistas de diversas áreas de conhecimento que têm potencial de colaboração em parcerias com instituições públicas e privadas. O Conecta UFRJ fará a ponte entre o conhecimento produzido na Universidade e possíveis parceiros para projetos.

O Conecta UFRJ busca informações sobre as pesquisas e pesquisadores através de uma coleta de dados no sistema Lattes, do CNPq, atualizado pelos próprios pesquisadores. O sistema facilita também o gerenciamento da produção acadêmica dentro da universidade, permite acompanhar diariamente a produção dos colaboradores e até identificar se os recursos estão sendo distribuídos de maneira eficiente.

Acesse o Conecta UFRJ aqui

MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UFRJ DOAÇÃO DE OBJETOS PARA O ACERVO

O Museu da Computação da UFRJ foi criado em 2017 e seu acervo é composto por artefatos tecnológicos desenvolvidos e/ou utilizados no âmbito do ensino e da pesquisa na UFRJ.

Pensando em preservar a memória destes objetos, o Museu da Computação está lançando uma campanha de captação de computadores e seus periféricos desativados (não mais utilizados) que se encontrem guardados em salas, laboratórios ou depósitos da UFRJ.

Se você tem ou conhece alguém que tem equipamentos computacionais das décadas de 1970 a 2000 para doação ao Museu, entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contando a história deste objeto. Assim, será possível identificarmos peças que tenham relevância para o acervo. Note-se que, além do objeto computacional, é importante registrarmos as informações técnicas e o contexto em que a máquina foi utilizada na UFRJ.

Agradecemos sua colaboração para enriquecer o acervo do Museu da Computação da UFRJ.